top of page

Júlio Verne – Um autor na Mala


Para apresentar um pouco da doação da Dr.ª Mafalda Ramos à nossa biblioteca, selecioná

mos a coleção completa das Viagens Extraordinárias de Júlio Verne, editada pela RBA, em 72 volumes de capa dura e com algumas ilustrações originais.

Júlio Verne (1828-1905), escreveu uma obra impressionante, quer pela quantidade, quer pela diversidade de temas que explorou e que se enquadram dentro de quase todas as áreas do conhecimento humano do século XIX, conhecimento esse que ele usou para criar mundos fantásticos e surpreendentes, sendo, em termos ficcionais, o “fundador” da ficção científica e, mais atualmente, o movimento “ steampunk” inspirou-se nas suas obras.

Júlio Verne viveu num século de grandes inovações técnicas e científicas que importa relembrar e que foram o “alimento” básico para a sua obra. Apresentamos, pois, algumas das invenções que mais marcaram e alteraram a vida quotidiana de então - a eletricidade, a comida enlatada, o desenvolvimento dos transportes terrestres e marítimos, a produção em massa de têxteis, graças ao tear mecânico, o papel higiénico e a pasta de dentes, as comunicações por telégrafo, a fotografia, o cinema…. Enfim, um conjunto notável de invenções e descobertas que, de tão integradas na vida quotidiana atual, nos esquecemos de que em tempos não existiam.

O século XIX também foi pródigo em viagens de descobertas com inúmeras expedições em África e na América do Sul, ao Pólo Norte, entre outros locais do mundo, relatadas nos jornais, apresentadas em conferências. O tema das viagens e do engenho humano é recorrente nas histórias de Júlio Verne. Destas destacamos Volta ao Mundo em 80 dias; 20.000 Léguas Submarinas, Viagem ao Centro da Terra, Cinco Semanas em Balão, títulos de referência da sua abrangente obra. A sua obra continua a suscitar interesse como atestam as mais recentes adaptações para cinema: A ilha Misteriosa, em 2005 e novas versões em 2012, e Viagem ao Centro da Terra (2008).

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page