top of page

2018- Ano Europeu do Património Cultural: Onde o passado encontra o futuro

Ao iniciar este período lectivo, pretendemos reforçar os nossos objectivos enquanto biblioteca - um espaço de conservação e produção de conhecimento - de promover exposições temáticas que façam a ponte com conteúdos curriculares, reforçando-os, ou chamar a atenção para diferentes temáticas, através da divulgação do fundo documental.

O Património Cultural está presente nos mais variados espaços através de uma multiplicidade de construções arquitectónicas e, sobretudo, nas suas variadas expressões " artísticas" como a literatura, a arte , o cinema, a musica, a dança, por exemplo. E, também em muitas práticas do nosso quotidiano como a gastronomia, ou ofícios tradicionais. Todo este conjunto e acumular constante de produções humanas define a nossa identidade cultural.

De uma forma gráfica o primeiro painel pretende responder à questão - o que é o património cultural? - e funciona como introdução.

Para veicular a noção de que o património é uma construção humana permanente, no segundo painel apresenta- se o azulejo. Elemento da nossa herança cultural, presente ao longo da História, o azulejo herdado dos árabes, foi " aportuguesado", inclui influências holandesas, orientais e continua a ser um suporte para a criatividade de artistas de renome como Rafael Bordalo Pinheiro, Vieira da Silva, Cargaleiro, entre outros. Decora desde os mais ricos palácios reais, aos aquedutos, estações de comboio e de metro, às cozinhas e lareiras de simples habitações.

De todos os tamanhos e cores, são especialmente famosos os do século XVII em branco e azul , a que se junto, no século seguinte, um pouco de amarelo. Alguns narram as mais variadas histórias, outros são meramente decorativas ou utilitários.

A mostra documental seleccionada alude à imensa riqueza e inesgotáveis possibilidades artísticas de um simples quadradinho de barro vidrado. Neste painel, ficam expostas as propostas dos nosso artistas - projectos para azulejos influenciados pela obra de Cargaleiro.

No terceiro painel intitulado Entre a terra e o mar, pretende-se entrecruzar os espaços - a terra e o mar - que, por si só, influem na vivência, no imaginário e engenho humano. No mar, observamos um pouco da nossa História através de mostra de livros sobre o tema doados pela Dr.º Mafalda Ramos., bem como de um modelo de caravela (3D). Ao Mar contrapomos a Terra, mostrando pinturas de artistas do Impressionismo como Van Gogh, Monet e Gaugin, onde o campo e os jardins são o elemento de ligação subjacente.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page