top of page

O Renascimento

O Renascimento é uma referência importante na história da evolução artística, das ideias, da política e da sociedade na Europa.

Organizamos uma pequena exposição que é uma mostra de livros do nosso fundo documental, focando o avanço das artes – a pintura, a escultura, a arquitetura e também um pouco de ourivesaria (a famosa custódia de Gil Vicente) – constituindo assim um vislumbre do que foi este movimento.

O Renascimento é-nos apresentado frequentemente como um movimento artístico-cultural que se formou por ruptura com os cânones medievais. Esta ideia de renascita, foi proposta por Giorgio Vasario, que fez a biografia dos mais importantes nomes do Renascimento em Itália.

Porém, já na Idade Média, alguns pintores procuravam explorar técnicas de pintura diferentes, como a pintura a óleo, usavam a perspetiva e pintavam temas do quotidiano. Encontra-se nesta situação a famosa tela de Jan van Eyck – o Casamento dos Arnolfini, considerado uma obra Medieval, tem na realidade mais relação com o novo género pictórico renascentista – o retrato.

Procuramos explorar duas obras famosas, apresentando-as “descodificadas”, em painel: O casamento dos Arnolfini, de Jan van Eyck e A Primavera, de Sandro Botticelli. Desenvolver a literacia visual tem sido o fio condutor das atividades apresentadas através da pintura. É um desafio que implica descobrir e desvendar múltiplas linguagens. No caso destas pinturas, há que recorrer a alguns estudos sobre as obras. A linguagem secreta do renascimento, manifesta-se nas artes, em especial na pintura, está ligada a uma mensagem educativa ou moralizante. É, porém, uma linguagem escondida e esquecida aos nossos olhos modernos. Na verdade, perdemos a capacidade de, apenas com os nossos conhecimentos quotidianos, compreendê-la, partindo apenas de uma singela observação. A relação significado/significante que a leitura destas obras pressupõe, talvez não fosse um grande desafio para os seus “donos” na altura, mas para nós, atualmente, é.

Foi tendo em consideração que compreender uma pintura é mais do que observá-la e descrevê-la visualmente que apresentamos estes painéis, que esperamos contribuam um pouco para desenvolver a literacia visual dos nossos alunos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page